terça-feira, 11 de outubro de 2011

Macarrão com brócolis e bacon.

A receita de hoje é fácil de preparar e para quem ama brócolis como eu. Podemos dizer que é quase saudável.... se não fosse o bacon, que dá um toque especial ao prato de hoje.
O brócolis contém vitaminas e minerais essenciais em abundância, é uma excelente fonte de vitamina C e boa fonte de vitamina A. Você sabia que uma xícara de brócolis cozido contém somente 40 calorias?! Não vamos contar as calorias do bacon, do parmessão e dos outros ingredientes..... melhor começar a preparar o nosso macarrão!!!



 


Ingredientes:
500 g de fusilli (usei macarrão integral)
80 g de bacon picadinho
1 maço de brócolis limpo e cortado em buquês 
100 g de queijo parmessão ralado
100 ml de azeite extra virgem
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Cozinhe o brócolis em água fervente por 10 minutos ou até ficar macio, escorra, corte em pedaços menores e reserve. Em uma outra panela, acrescente 3 litros de água e sal, espere ferver e cozinhe o macarrão. Atenção com o tempo, o macarraõ deve ser al dente, escorra e reserve.

Dica: Cozinhe o macarrão na mesma água que cozinhou o brócolis. Fica muito mais saboroso!!!



Frite o bacon até ficar dourado e bem sequinho escorra em papel toalha para tirar todo excesso de óleo e reserve.

Em uma panela grande acrescente o macarrão, o bacon e adicione o azeite aos poucos, até que o macarrão fique brilhante. Junte ao macarrão o brócolis picadinho, adicione sal e pimenta a gosto, mas não exagere no sal, lembrando que o bacon já é salgado. Misture todos os ingrediente e por último coloque o queijo parmesão ralado e sirva imediatamente.



Básico, rápido e delicioso!!!!


Experimente também a receita da Panela Terapia..... deve ser uma delícia. Fiquei com água na boca e da próxima vez provo essa receita!!!

 
"Fiz um creme branco com cebola ralada, manteiga, farinha de trigo, sal, noz-moscada e leite. Cozinhei brócolis por 5 minutos em água fervente com um 1 tablete de caldo de legumes. Retirei o brócolis e cozinhei macarrão na mesma água. Escorri o macarrão e envolvi no creme branco. Cortei bacon (super magro) e refoguei em azeite e bastante alho. Somei o brócolis. Espalhei a mistura por cima do macarrão, ralei parmesão e levei por uns minutinhos ao forno." - panelaterapia.com.






quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Carne com molho de tomate.

Procurando uma receita de carne fácil para variar o seu cardápio?
Prepare você também esta deliciosa carne com molho de tomate.

A receita de hoje é da minha mamis, muito prática e saborosa!!!















Ingredientes:

700 gr de lagarto ou coxão mole cortada em tiras ou cubinhos
1/2 (meio) caldo de carne
3 tomates cortado em 4
1 cebola fatiada
1 dente de alho picado
2 colheres de azeite extra virgem
50 ml Shoyu
Sal a gosto


Modo de preparo:

Em uma panela de pressão refogue a carne no azeite extra virgem (sem nenhum outro tempero) quando começar a dourar, diminua o fogo e acrescente o caldo de carne, o tomate, o alho, a cebola, o shoyu e um pouco de sal. Misture bem e deixe reforgar por mais 3 minutinhos.

Por último acrescente 2 copos de água, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por 35 minutos.

Lembrando que quando a panela pegar pressão, abaixe o fogo e comece a calcular o tempo de cozimento indicado.

Desligue o fogo, espere sair a pressão, destampe a panela e verifique se a carne está macia. Se não estiver macia que chegava a se desfazer na boca coloque novamente na pressão por mais 10 minutinhos, mas atenção com a água.

Essa carne deve derreter na boca. Essa receita é uma delícia quando se desfaz na boca!!!

Se o molho estiver muito aguado deixe apurar um pouco. O molho não pode ser aguado, deve ser mais para o seco.

Sirva com arroz branco.

Pronto! Agora, basta saborear esta deliciosa receita de carne com molho de tomate!!!


Um abraço,

Valéria


.

domingo, 18 de setembro de 2011

Bolo de Cenoura!!!! Receita perfeita e muito saborosa!!!!

Estou pulando de alegria.... não estou acredito.... consegui fazer o bolo de cenoura!!!! Que felicidade!!! O meu primeiro bolo ficou realmente delicioso e sem ser de caixinha!!!!!

O que deu errado na primeira receita foi que coloquei muita cenoura.... queria ele muito saboroso e acabei errando.... mas hoje deu certo!!!

Com a ajuda das minhas amigas consegui!!! Obrigada de coração pelos conselhos!!!

Vamos a receita, testada e aprovadissima!!!

Ingredientes:
3 cenouras grande
1/2 copo de óleo
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento




Antes de iniciar a preparar a massa liguei o forno em temperatura média, 180°C.

Bate no liquidificador primeiro a cenoura em pedaços, os 3 ovos, o açúcar e o óleo até ficar uma mistura cremosa e homogênea. Peneire a farinha e vai incorporando aos poucos, misturando tudo com o auxílio do liquidificador. Por último o fermento em pó.

Despeje a massa numa forma retangular untada e coloque no forno pré-aquecido para assar por 40 minutos (sem abrir o forno para controlar nos primeiros 30 minutos!!!). Na hora de assar segui a dica da Mari: deixe por 20 minutos no fogo a 180°C e depois mais 20 minutos no fogo um pouco mais baixo 140°C.



A cobertura fiz a mesma, com chocolate meio amargo, super simples de preparar: Coloque 100gr de chocolate no processador e utilize a lâmina para triturar. Acrescente o leite morno aos poucos, e em fogo baixo mexa até ficar cremoso. Cubra o bolo com a calda de chocolate.
 
Outra dica da Mari é substituir a calda de chocolate por uma de brigadeiro.... eu adoro, mas como o meu marido não é muito fã do leite condensado preferi continuar com a minha um pouco amarga.
 
 
 
Num domingo chuvoso, nada melhor que saborear um bom pedaço de bolo saindo do forno. Adorei o meu bolo de cenoura, mas agora devo voltar para a cozinha.... porque hoje quem prepara o almoço sou eu!!!!
 
Bom domingo a todos e um enorme abraço!!!!
 
.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Molho de queijo com cebola!!!

Hoje estava com vontade de cozinhar e além do bolo.... que foi um fracasso, mas é melhor esquecer e falar de coisa boa!!! Preparei também um spaghetti com um molho delicioso que aprendi num restaurante em Spello (cidade da Úmbria). Simplesmente arrasei no jantar!!! Essa receita foi um sucesso.... é de lamber os dedos!!!
 

Super fácil!!!! O único problema é que demora um pouquinho..... porque a cebola deve praticamente dissolver, mas vale a pena!!!


Ingredientes:
- 1 cebola branca grande
- 300 gr de queijo pecorino fresco cortado em quadradinho
- 1/4 de caldo knorr legumes
- Peperoncino (pimenta calabresa) moída
- Sal a gosto
- Massa fresca

Um toque para preparar o spaghetti, pode usar a massa pronta, mas é melhor fazer essa receita com massa fresca, fica muitooooo mais gostoso!!!


Modo de preparar:
Numa panela funda antiaderente coloque um litro e meio de água, a cebola cortada em tiras finas, o caldo knorr, uma generosa quantidade de pimenta calabresa moída e um pouco de sal. Deixe ferver por 40 minutos em fogo médio, deve apurar bem, senão o molho fica aguado.

Glossário Valéria na Cozinha: Apurar é ferver um alimento, evaporando o líquido nele contido.

Mas atenção: O importante é não secar completamente, a cebola não pode fritar!!!


Quando estiver quase seco, desligue o fogo e acrescente o queijo pecorino, mexa bem até derreter e está pronto o seu molho! Prepare o spaghetti e sirva!!! 

O sabor é encorpado, sem ser muito picante e o molho fica muito saboroso e irresistível!!!

Mais uma receita aprovada!!!! Buon appetito!!!



Ps: a decoração é do meu marido.... que estava fazendo graça enquanto eu preparava o outro prato!!! Não consegui apresentar muito bem o meu prato.... mas garanto que é muito bom!!!

Um abraço!!!

.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Brigadeiro..... que delícia!!!!!

Voltei para a cozinha!!!! Início o mês de setembro com uma receitinha simples e 100% brasileira..... o nosso famoso brigadeiro!!!!! Impossível resistir!!!!

Nessas férias só entrei uma vez na cozinha e foi para preparar o brigadeiro. Estava morrendo de vontade!!! Depois que enrolei o brigadeiro passei metade das bolinhas no chocolate amargo e a outra metade  na amêndoa triturada.... Hhuuummmmm ficou delicioso!!!!!


 
Brigadeiro tradicional 
Receita: 30 unidades

Ingredientes:
• 1 lata de leite condensado
• 1 colher de manteiga sem sal
• 4 colheres (sopa) de chocolate em pó

Para confeitar:
• Granulado
ou
• Raspas de chocolate meio amargo



Modo de preparo
Numa panela de fundo grosso junte o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Misture bem até incorporar tudo. Leve ao fogo brando mexendo sempre com uma colher de paú. Quando a massa começar a se desprender do fundo da panela (o tempo varia de acordo com a panela), desligue o fogo e transfira a massa para um recipiente untado com manteiga e deixe esfriar.
Unte as mãos com manteiga e enrole os brigadeiros e depois passe no granulado. Coloque em forminhas de papel.

Experiemente: Brigadeiro de pistache ou Amêndoa!!!
Prepare a massa do mesmo jeitinho do brigadeiro tradicional, mas depois que fizer as bolinhas passe no pistache ou na amêndoa sem pele, ambos triturados. Uma delícia!!!!

.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Purê de Batata – Receita simples e saborosa!!!


















Adoro purê e lógico que adorei essa receita, porque é muito fácil de preparar, sem muita bagunça na cozinha e rápido. Além de ser um acompanhamento perfeito, que combina com carne, frango ou salsicha, não precisamos estar muito atenta no tempo enquanto estiver cozinhando as batatas, 10 minutos ou 15 não faz diferença, só não pode esquecer que hoje você resolveu preparar o jantar, ahahhhh!!!

Para quem não sabe, este prato é de origem italiana, mas o termo “Purê”, vem do francês, purée, e significa um prato de consistência pastosa feito de legumes amassados.

Vamos a nossa receita de 15 minutos!!!



 













Ingredientes:
1 Kg de batatas
250 ml de leite (1 xícara)
1 colher de sopa de margarina
sal à gosto

Obs: Se desejar um purê mais saboroso acrescentar queijo ralado a gosto.

Modo de Preparo:
Descasque as batatas e coloque numa panela com água e sal, deixando ferver. Cozinhe as batatas até ficarem bem molinhas.

Obs: A maioria das receitas indicam de cozinhar as batatas com a casca e descascá-las quando ainda estão quentes, desde que consiga manuseá-las, porque a casca solta e fica muito mais fácil. Dizem que assim é bem mais fácil: casca para um lado e batata para o outro. Na verdade eu não fiz isso, cozinhei sem a casca, mas da próxima vez vou provar essa técnica.

Utilizando o espremedor de batatas, amasse-as. Coloque a massa obtida, ainda morna, em uma panela. Acrescente o leite quente aos poucos (atenção para o leite não ferver, eu esquentei no microondas), até que o purê obtenha a consistência desejada. Leve a panela ao fogo baixo e acrescente a margarina e o sal. Mexa até que a margarina derreta por completo.

Sua receita está pronta!!! Super fácil, prático, gostoso e o melhor, cozinha organizada!!!

Se desejar, você ainda pode acrescentar queijo ralado ou até mesmo cubinhos de queijo no purê para deixá-la ainda mais saborosa. A receita fica uma delícia!

Caso queira fazer um prato único, você pode preparar a carne moída. Coloque a carne numa travessa, depois acrescente o purê e por último o queijo ralado. Na hora do jantar é só colocar a assadeira no forno em temperatura média (180°C) por 10/15 minutos, até dourar, e servi-lo, como eu fiz!!!

Que delícia!!!! Mais uma receitinha  aprovada pelo marido... Huuummmm!!!

 

Estou saindo de férias e volto no final do mês!!! Prometo que em setembro volto cheia de vontade de cozinhar e com um monte de receitas simples, rápidas e saborosas. Toda a semana terá uma receita e uma dica nova no Blog. Vou continuar a minha “aventura” entre panelas, ingredientes e fogão.

Um enorme abraço e até setembro!!!!

Valéria

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Salada de Espinafre com queijo tomino!!!!

A receita de hoje é uma saladinha de espinafre com queijo tomino, preparada pelo marido!!! Estou perdendo o meu lugar na cozinha....ahahhhh!!!! Na verdade, acho que ele está com ciúmes que estou invadindo o seu espaço preferido da casa e começando a dominar a cozinha, mas principalmente, surpreendendo com o resultado delicioso dos meus pratos!!!!



A receita é super fácil.... afinal é salada e não tem segredo!!!


Ingredientes:
- 120 gr de salada de espinafre



- 2 queijos tomino piemontese




- 2 fatias de pão pullman integral

- Azeite extra virgem de oliva

- Vinagre balsâmico

- Mostarda

- Sal


Modo de preparo:

Escolha as folhas mais verdinhas, lave-as em água corrente e deixe de molho em água com um pouco de vinagre durante dez minutos antes de temperar. Enquanto isso, ligue o forno em temperatura média (180/ 200ºC). Depois escorra bem as folhas de espinafre e coloque num recipiente fundo.

Coloque em uma assadeira os dois queijos e leve ao forno pré-aquecido por 12 minutos, mais ou menos. Atenção: o queijo tem que derreter, mas a casquinha tem que ficar perfeita, ou seja, o certo é que não estoure (como aconteceu na nossa receita!)

Tempere o espinafre com uma colher de sobremesa de mostarda, 3 colheres de sobremesa de vinagre balsâmico, 5 colheres de azeite extra virgem e sal a gosto. Misture bem.


 

Coloque as 2 fatias de pão pullman na torradeira, espere dourar.






Agora é só montar o prato. Aconselho em servir em porções individuais e a usar prato de sobremesa, fica mais apresentável e charmosinho (tudo bem que foi o Matteo a preparar o prato... por isso o nosso não está muito bello...ahahh!!). Coloque primeiro a salada de espinafre temperada, em cima a fatia de pão torrado e por último o queijo. Sua salada está pronta!!! 15 minutos e um delicioso prato.



Uma sugestão: Acrescente um pouco de nozes e mel, dá um toque especial no sabor.... fica uma delícia!!!! O meu maridinho preferiu usar um pouco de geleia de cebola.

Espero que gostem dessa receita!!! Eu adorei.

Um abraço forte!!!





segunda-feira, 27 de junho de 2011

Preparando o bife à milanesa e depois o filet à parmegiana!!!!!

Nesse final de semana estava com vontade de comer filet à parmegiana!!! Eu e minhas vontades.... não tive outra alternativa, fui para cozinha preparar o almoço! Imagina a bagunça, a quantidade de louça que usei.... dessa vez não teve jeito.... a bagunça foi enorme!!! Não é fácil fritar um bife à milanesa.... imagina 4!!! Mas é o resultado??? Posso dizer que valeu a pena, ficou delicioso!!!

Vamos a receita para principiantes que como eu querem se aventurar no fogão.
Dividi em duas etapas: primeiro o bife à milanesa e depois como preparar filet à parmegiana.

Bife à Milanesa
Ingredientes:
300g de alcatra (ou coxao mole) em bife (4 bifes é o ideal, sem gordura!)
Sal e pimenta a gosto
2 ovos
Farinha de rosca
Óleo para fritar (usei óleo de girasol)

Modo de Preparo:
Pegue o bife de alcatra e com auxílio de um batedor de carne, vá batendo delicadamente na carne para que ela fique bem aberta. Tempere com sal e pimenta a gosto, usei um pouquinho tempero em pó para a carne ficar mais saborosa e macia.

Passe o bife na farinha de rosca, depois no ovo batido temperado (coloque num prato fundo 2 ovos, tempere com sal a gosto e bata tudo com o auxílio de um garfo) e passe novamente na farinha de rosca.

DICA: Deixe na geladeira descansando pelo menos duas horas ou pouco mais. Se voce empanar e logo em seguida fritar certamente na hora de comer vai soltar a casca.

Ponha o óleo em uma frigideira larga e leve ao fogo para esquentar. Quando estiver bem quente, abaixe o fogo e coloque o bife empanado e frite dos dois lados. Ponha um bife de cada vez para fritar e atençao para não queimar e nem se queimar!!! Quando estiver dourado, retire com a escumadeira e deixe secar sobre o papel toalha.



Filet à Parmegiana
Ingredientes:
Filet à parmegiana
4 bifes a milanesa fritos
120 gr Mozarela fatiada
Molho de tomate pronto

Molho de tomate:
500g de molho de tomate pronto sem tempero
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de óleo de girasol
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher (sobremesa) de mostarda
100ml de água
Salsinha picada a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo:
Molho de tomate: Numa panela, em fogo médio, coleque 1 colher (sopa) de óleo girasol e refogue 1 cebola picada em quadradinhos e 1 dente de alho picado por 1 ou 2 minuto até dourar um pouco. Acrescente 2 colheres (sopa) de extrato de tomate, 500g de molho de tomate pronto, 100ml de água, 1 colher (sobremesa) de mostarda (dá um toque especial e um sabor levemente picante, sempre que eu posso uso a mostarda nas minhas receitas, adoro!) e deixe ferver em fogo baixo até engrossar um pouco, cerca de 10 minutos. Tempere com salsinha picada, sal e pimenta do reino a gosto, mexa por mais 2 minutinhos e está pronto!

Vou confessar.....Fiquei com muita preguiça de fazer o molho, o verdadeiro molho de tomate... aquele feito com tomate, muito mais saboroso e fresco... preferi usar um molho de caixinha!!!! Mas fui criticada por usar molho de caixinha..... esse meu marido italiano, ahahhhh!!!

Filé à parmegiana: Num refratário retangular coloque os 4 bifes à milanesa e a mozarela fatiada sobre eles e em seguida cubra com molho de tomate que acabou de preparar. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 12 minutos.

Como acompanhamento fiz arroz branco e batata frita.... um prato guloso!!!


Consegui matar a vontade!!! Apesar do trabalho, do tempo de preparo e da cozinha inteira para arrumar... consegui fazer muito bem o almoço de domingo.... ficou uma delicia!!! Adorei o prato e o melhor, a receita aprovada pelo marido, apesar da critica!

Um abraço e boa semana!!!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Preparando um Macarrão Integral – Sabor & Saúde.

Descobri essa receita de macarrão ontém, folheando uma revista de fofoca, achei interessante e fácil. Como estava com vontade de cozinhar e tinha todos os ingredientes....aproveitei para experimentar!

 
Realmente é gostosa, simples, rápida de preparar e saudável!!!!





Vamos a receita “Sabor e Saúde”, na verdade anti-envelhecimento.... ahahhh!!!

 
Ingredientes para uma pessoa:
  • 70 gr. de espaguete integral
  • 8 Tomate cereja (cortar ao meio)
  • Basilico fresco
  • 130 gr. di cream cheese light (usei Philadelphia)
  • 1 cenoura crua grande (ralada)
  • Sal  



Modo de Preparo:

Numa panela coloque água e uma pitada de sal grosso, leve ao fogo alto e espere ferver.

Para que a massa cozinhe por igual e não grude é importante usar bastante agua, ou seja, não economizar, mesmo que cozinhe apenas uma porçao.

Se desejar, pode colocar um fio de azeite, mas não é obrigatório. Eu, particularmente, não uso.

Só coloque a massa na panela quando a água estiver fervendo. Nunca antes.

Coloque a massa e mexa delicadamente, com um garfo de cabo comprido.

Se a massa for comprida, como no nosso caso o espaguete não quebre. Deixe assim mesmo, um pouco para fora, espere um minutinho até amolecer, para então mexa.

Cozinhe em fogo alto com a panela destampada, mexendo de vez em quando.

Observe sempre o tempo de cozimento informado, normalmente vem escrito na caixinha. Mas nao confie 100%.... experiemente!!! O macarrão estará no ponto quando estiver al dente. Isto é, quando apresentar uma textura macia, mas consistente.

Assim que a massa estiver cozida, no ponto certo, escorra imediatamente.

Depois de escorrido, volte o espaguete para panela, pode usar a mesma, acrescente em seguida o cream cheese e todos os outros ingredientes. Acenda o fogo baixo e mexa delicadamente por 2/3 minutos.

Coloque o macarrão numa travessa e sirva imediatamente.

Fica otimo com queijo ralado.

Recomendo de provar.... super simples, leve e muito saborosa!

Um enorme abraço!!!

Valéria

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aiuuuttttooooo!!!! Valéria cozinhando para oito!!!

Neste último final de semana cozinhei para a família do Matteo. Domingo, a responsável pelo almoço em família fui eu!!!! Isso mesmo.... passei a manhã preparando o almoço, o meu marido me ajudou (lindo!!!!) e no final deu tudo certo!!!!

Escolhi, para garantir, uma receita que já tinha preparado, Feijão Branco (receita do dia 10 de abril). O resultado??? O prato foi um sucesso!!!! Eles não conheciam e ADORARAM! Na verdade a família do meu marido estava um pouco preocupada “Valéria na Cozinha”!!?? Aiuttoooo!!! Mas no final recebi um monte de elogios.... para uma principiante, fiquei toda feliz e orgulhosa!!! A cada garfada...hummm, hummm, hummm! Foi maravilhoso e muito divertido!!!! Devo confessar, me senti a verdadeira cozinheira...ahahhhh!!!

Como sobremesa do almoço brasileiro, decidi refazer o Arroz Doce (26 de março). E dessa vez.... a receita ficou perfeita!!! Super macio, mas para conseguir o ponto ideal, durante o preparo fiz 2 coisinhas diferentes:

1. Ao cozinhar o arroz, acrescentei outro meio copo de água.

2. Usei 2 copos de leite, ao invés de 1, e deixei cozinhando por 10 minutos, somente depois acrescentei o leite condensado.

Ficou uma delícia!!! Perfeito!!!! Mas, os meus “convidados” não gostaram, acharam muito doce. Na verdade, não estão acostumados com o leite condensado, não usam. Acabei não agradando.... mas escolhi essa receita porque o almoço era brasileiro e também porque queria preparar uma outra vez o doce, já que na minha primeira tentativa o arroz ficou um pouco duro.

Apesar da sobremesa não ter agradado tanto..... o Feijão Branco, com arroz e batata palha surpreendeu a todos.... foi um verdadeiro sucesso!!!!

Hoje que estou com tempo, vou preparar uma massa super simples.... amanhã coloco no Blog.

Um abraço!!!!

Valéria

domingo, 8 de maio de 2011

Strognoff da Valéria!!!

Me superei!!!! Arrasei na cozinha!!!
Estava na rua sexta-feira e com uma vontade enorme de cozinhar.... isso mesmo, preparar o jantar!!!! Como não tinha em mãos nenhuma receita.... fui ao mercado sem uma lista de ingredientes e resolvi improvisar, queria preparar qualquer coisa muito saborosa.... veio a idéia do strognoff. Mas como o Matteo não é fã de creme de leite e também é um ingrediente que não sei usar para cozinhar, troquei por mascarpone.
Tudo bem que não é difícil, mas é a primeira vez que compro os ingredientes sem uma listinha.... um pouco por instinto, sai realizada do mercado!!!
Ingredientes:
- Meio quilo de alcatra
- 1 extrato de tomate
- 1 cebola pequena
- Mostarda
- 200 gr de Mascarpone
- Cogumelos em conserva
- Sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo:
Corte a carne em cubos grandes. Prefiro a carne bem limpa, sem gordura. Em uma panela de pressão, coloque o óleo e refogue a carne. Depois inclui a cebola picada, 2 copos de água, o extrato de tomate, 1 colher de sopa de mostarda, sal e pimenta a gosto e mexa bem.
Tampe a panela, em fogo médio, espere até a panela pegar pressão. Então, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos. Desligue o fogo, espere a pressão abaixar até que possa abrir a panela. Experimente a carne, o ideal é que seja muito macia, se desfazendo.
Leve a panela em fogo médio, misture bem e espere apurar o sugo (sem pressão). Quando o caldo estiver grosso, acrescente o mascarpone e os cogumelos. Se necessário tempere com um pouco mais de sal e pimenta. Misture bem, espere 2 minutos, desligue o forno. Seu prato está pronto para servir. Para acompanhar, um arroz branco e batata frita são ótimas pedidas.




Ficou realmente uma delícia!!! Tipo strogonoff, eu sei que a receita é super fácil..... mas estou orgulhosa que fiz da minha cabeça, sem acompanhar livros, medidas e nenhuma receita!!! Estou me superando.... estou conseguindo me entender com a cozinha!!!! Adorei!!! Principalmente porque foi a primeira vez que meu marido disse: “Deve absolutamente repetir a receita! Tudo perfeito!”. Imagina a alegria que senti!!!! Espero que não seja sorte de principiante.... ahahhh!
Um enorme abraço!
Valéria

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Gnocchi alla Romana!!! Primeira receita italianissima!!!!

Antes de tudo, quero pedir desculpa, porque o blog estava parado a mais de 15 dias.... Na verdade não tive tempo para cozinhar...ahahhhh!!! Porque estava me dedicando a um outro projeto!
No dia 20 de abril, para festejar o lançamento da “Momenti a Due” fui para o fogão e preparei um jantarzinho em casa.... tipico italiano!!!
Nhoque (Gnocchi) alla Romana!!!! Uma receita extremamente simples e com poucos ingredientes... além de ser super prático!!! Essa receita é do meu sogro e eu adoro!!!!
Ingredientes:
  • 1 litro de leite
  • 1 pitada de sal grosso
  • 1 colher de café de óleo
  • 1 ovo
  • 1 queijo parmessão ralado
  • 125 gr de sêmola de trigo duro

Semolina de trigo ao invés da farinha, pois o resultado é sempre um nhoque mais leve e macio. Acredito que seja fácil encontrar no supermercado!

Modo de Preparo:
Aqueça o leite em uma panela grande, antes de ferver, abaixe o fogo. Acrescente a sêmola aos poucos, 1 colher azeite e a pitada de sal grosso. Mexa bem até dissolver tudo e ficar uma massa lisa. Deve misturar sem parar, quando iniciar a ferver, mexa por mais 5 minutos e desligue a fogo. Acrescente o ovo e um pouco de queijo ralado e misture muito bem.
Despeje sobre uma pedra mármore ou na mesa de vidro, com um rolo abra-a numa espessura média/fina  e espere esfriar.
Corte com auxílio de uma xícara de café os noques. Molhe a borda da xícara com água, não grudar e facilitar o acabamento. 

Coloque numa assadeira e salpique com queijo parmesão ralado.

   

Leve ao forno pré-aquecido, a 200º C, até dourar, em torno de 18/20 minutos.












A cara não ficou como eu esperava, afinal fui eu que preparei.... mas posso garantir que o noque ficou leve e super gostoso!!! Huuuummmmm!!!!

Espero que gostem.... uma nova receitinha de família...ahahahh!!! Essa até a minha mamis deve fazer!!!

Beijos e até a próxima receita!

domingo, 10 de abril de 2011

Feijão Branco para o almoço de "Benvenuto" do meu marido!!!

Estou muito feliz..... consegui fazer mais um prato!!!! O feijão branco que preparei sozinha ficou uma delícia!!!! Um almoço perfeito para dar boas vindas ao meu marido depois de 15 dias viajando a trabalho!!!
Vamos a minha receita da minha mamis de Feijão Branco!!!

Ingredientes:
ü  500 gr de Feijão Branco
ü  700 gr de carne limpa (sem gordura) cortada em cubos largos, pode ser coxão duro ou lagarto. Eu usei coxão duro.
ü  60 gr de bacon picado (um potinho)
ü  Linguiça cozida e defumada fininha (1 pacotinho)
ü  1 extrato de tomate pequeno
ü  1 cebola pequena picada
ü  Sal e pimenta a gosto
Antes de começar a preparar, deixar o feijão de molho por 2 horas.

Como preparar:
Na própria panela de pressão coloque um pouco de óleo e refogue a carne. Refogar é fritar os ingredientes indicados na receita, nesse caso a carne, até ficarem dourados.
Quando a carne começar a ficar dourada, acrescente o bacon e frite mais um pouquinho. Em seguida acrescente a cebola picada, o extrato de tomate, o feijão, sal e pimenta a gosto e por último a água. A água deve cobrir todo feijão e é importante acrescentar mais 2 copos, meio litro, de água.
Tampe a panela de pressão, leve ao fogo alto e quando a panela pegar pressão abaixe o fogo. Espere cozinhar por 35 minutos.
Retire do fogo, espere a pressão sair naturalmente e abra a panela com cuidado. Mexa com uma colher de pau, experimente. Verifique se o tempero (sal e pimenta) está do seu gosto e também se o feijão e a carne estão bem macios, o ideal é que a carne se desmanche.
Por último acrescente a linguiça fininha fatiada e deixe ferver por mais 15 minutos, mas sem pressão, caso contrário a linguiça dissolve.
Está pronto o seu feijão branco!!! Para acompanhar aconselho arroz branco e batata palha.



Provavelmente a sua cozinha está organizada, porque usamos somente a panela de pressão, uma colher de pau, uma faca e uma tábua para cortar a carne e a lingüiça... não é o máximo??!!
Não sei se estou mais feliz porque consegui fazer o almoço ou porque a cozinha está tão organizada que nem parece que a Valéria passou pela cozinha!!!


Ahhh, estou rindo sozinha, porque somente agora percebi que as poucas receitas que coloquei no blog são sempre arroz e feijão.... prometo que a próxima será uma receitinha fácil e italiana!!!

Bom domingo a todos!!!


sábado, 26 de março de 2011

Receita de Arroz Doce da Mamis.... feita por mim!!!

Hoje de sobremesa tem arroz doce, feito por mim e sem bagunça!!!! A receita é da minha mamis e realmente é muito fácil de fazer.... Adorei!!!!
Meu marido nunca tinha experimentado e apesar de não ser fã de doce, GOSTOU.... mas criticou, se eu tivese cozinhado por mais 2 minutinhos o arroz seria muito mais mácil e saboroso.... mas deu para comer e se deliciar com a receita que preparei!!!
Ingredientes:
1 xícara de arroz lavado
2 xícaras de água
1 xícara de leite
1 lata de leite condensado
5 cravos
1 pau de canela
Canela em pó (a gosto)

Modo de preparo:
Coloque numa panela o arroz, a água, os cravos e a canela e deixe no fogo baixo para cozinhar.
Quando estiver quase seco, acrescente o leite e deixe cozinhar por mais 4 minutos. Algumas receitas sugerem que o leite seja morno, eu fiz sem aquecer antes, usei o leite em temperatura ambiente.
Verifique se o arroz está no ponto, prove! Se você achar que não está bem cozido (muito macio), ou ficar na dúvida como eu, adicione mais meio copo de leite e deixe mais 3 minutinhos cozinhando no fogo baixo. Isso só pode ser feito antes de colocar o leite condensado.
Por último, acrescente o leite condensado mexa bem e desligue o fogo.
Transfira para um recipiente e polvilhe com canela em pó a gosto. Espere esfriar um pouco e coloque na geladeira para esfriar.


O seu arroz doce está pronto!!! Fácil, rápido e o melhor....cozinha organizada!!! Nem parece que a Valéria passou pela cozinha e preparou a sobremesa de hoje!!!
Bom final de semana e um abraço!
Valéria

quinta-feira, 24 de março de 2011

Arroz branco, preparando sem queimar o fundo da panela!!!

Nada melhor que um arroz soltinho e feito na hora. Prato básico, que combina com quase tudo. O grande problema é que preparar-lo não é nada fácil,  ou queima o fundo da panela ou fica super empapado... uma dificuldade para quem está iniciando na cozinha, como eu!
Dizem que com calma, paciência e um pouco de treinamento o arroz fica certinho, mas na verdade nunca consegui fazer um arroz sem queimar o fundo da panela. Por isso sempre cozinhava uma quantidade maior, porque o fundo acabava sempre no lixo.... um desperdício, eu sei, mas não conseguia acertar!!!
Usava todas as dicas básicas para preparar o arroz:
ü  Para o arroz não empapar, é proibido mexer na panela durante o cozimento com água.
ü  Para não errar faça uma xícara de arroz e utilize sempre o dobro de água para o cozimento.
A minha combinação de  1 copo de arroz x 2 de água + fogo baixo.... não dava certo!!!
Aqui na Itália descobri que pode preparar o arroz também de outro modo: como se fosse um macarrão. Isso mesmo, no final do preparo a regra é: escorrer o arroz!!! Basta prestar atenção com o tempo de preparo, que normalmente vem escrito a quantidade de minutos na caixinha.
Mas uma curiosidade italiana, aqui se cozinha o macarrão e o arroz com sal grosso!








Vamos a minha receita italiana de Arroz Branco sem queimar o fundinho....ahahahh!!!!
Pegue uma panela, encha de água e sal a gosto e coloque para ferver (água em grande quantidade, não pode secar).
Algumas pessoas lavam o arroz antes de cozinhar, outros não porque dissem que perdem os nutrientes, isso é uma decisão de cada um, por isso faça como preferir!
Depois que a água da panela ferver, acrescente o arroz, não importa a quantidade (1 ou 2 xícaras), a única coisa é que a água não pode secar. Se gosta de arroz bem temperadinho, acrescente meia cebola picada e meio tablete de caldo de legume.
Abaixe o fogo e espere sem mexer nos primeiros 10 minutos!!! O tempo de cozimento varia entre 12 e 18 minutos, depende do tipo de arroz e da quantidade,  o tempo indicativo vem escrito na embalagem, mas meu conselho é provar. Para não comprometer o resultado final precisa ter atenção, o ponto ideal é que seja al dente (quando os alimentos estão cozidos e continuam firmes, sem estar macio demais). Por isso nada de se pendurar ao telefone ou assistir TV .... lembre-se que tem panela no fogo!
Experimente o arroz para ver se está no ponto, do seu gosto. Desligue o fogo. Pegue a panela e jogue todo o conteúdo em um escorredor (pode ser o de macarrão). Deixe escorrendo por 2 minutinhos. Transfira para uma travessa e seu arroz está pronto para ser servido.








Prove cozinhar o arroz dessa maneira e me escreva contando.... viu como o preparo é super fácil e as chances de acertar são bem maiores???

terça-feira, 22 de março de 2011

Descomplicando as Medidas!!!!

O sucesso na cozinha depende muitas vezes das quantidades usadas de cada ingrediente e algumas receitas deixam dúvidas sobre as medidas, principalmente para nós que não temos muita habilidade em frente ao fogão!!!

Como por exemplo o tal do "sal a gosto"... depois de salgar quase tudo que tentava cozinhar, descobri que o ideal é começar com uma pequena porção de sal e ir provando ao longo do preparo.... Então fica a dica: em tudo que for preparar o que funciona mesmo é EXPERIMENTAR!!!!

Como as quantidades são importantes para o resultado final do nosso prato, vou preparar uma tabela de medidas. Mas adianto que a medida da xícara é igual do copo americano, 240 ml.

Agora vou ao mercado.... acabou até o açúcar!!!

Um abraço!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Que vontade de comer Feijão!!!!

Domingo, 06 de março, acordei morrendo de vontade de comer arroz, feijão, bife e batata frita!!! O meu primeiro pensamento foi descobrir quem pudesse cozinhar um bom feijão caseiro, mas moro na Itália, ou seja, liguei o computador e fui procurar uma receita básica.... era preocupada porque nunca fiz um feijão... enquanto tomava meu café da manhã, pensei em desistir, mas a vontade era enorme de comer um bom feijãozinho, também são seis meses sem um saboroso prato feito brasileiro!!!
Fiz minha listinha de compras, verifiquei os ingredientes necessários e sai às compras, inclusive precisava de uma panela de pressão.... encontrei uma loja em Milão que vende produtos brasileiros, a minha sorte! Para dizer a verdade, nunca reparei se aqui no supermercado tem feijão carioca para vender. Tudo pronto, ou melhor, tudo comprado... agora preciso cozinhar!!!! Foi responsabilidade do Matteo comprar a carne e preparar o bife!!!! A batata frita era congelada, feita no forno.... vale, não vale??? O arroz eu que fiz... mas a receita conto amanhã, posso adiantar que não empapa e nem queima o fundo da panela!
Voltando a receita. Separei todos os ingredientes, reli a receita 3 vezes para ter certeza, respirei fundo e comecei a preparar o meu primeiro feijão às 12:30... pensei que seria mais difícil, mas é realmente muito fácil!!!! E às 14:15 o almoço estava sendo servido!!!
Vamos aos Ingredientes:
ü  2 copos de feijão
ü  6 copos de água
ü  2 colheres de chá de alho picado
ü  1 colher cheia de sopa de cebola picada
ü  4 colher de sopa de óleo
ü  50 gr de bacon em cubinhos
ü  Sal a gosto

Modo de preparo:
Escolha o feijão (tire as impurezas). Para facilitar, espalhe sobre a mesa e jogue em uma vasilha somente os grãos bons, retirando pedrinhas e grãos murchos.
Lave bem com água e escorra.
Deixe o feijão de molho por 12 horas e troque a água novamente quando for colocar na panela para cozinhar. - Se não tiver tempo como eu, coloque a água para ferver, jogue o feijão, espere 10 minutos, desligue o fogo e deixei de molho em água quente por uma hora.
Agora que já passou uma hora.... enxague o feijão.
Coloque na panela de pressão o feijão e os 6 copos de água (a quantidade de água deve ser o triplo do feijão), tampar a panela de pressão e colocar no fogo alto, mas ATENÇÃO!!! Quando pegar pressão, é importante diminuir o fogo, deixar no fogo baixo e conte 30/35 minutos.
Desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão, para somente depois destampar.
O feijão só pode ser temperado depois de cozido!

Agora, como temperar o feijão:
Numa frigideira pequena, esquente o óleo e coloque o bacon picadinho para fritar até soltar a gordura, acrescente a cebola e o alho. Mexa até dourar.
Despeje esse tempero na panela e misture.
Para engrossar o caldo, coloque duas conchas de grãos de feijão sem caldo num prato e amasse com o garfo, coloque essa pasta de volta a panela e mexa. Acrescente sal a gosto. Deixe ferver sem pressão por 5 a 10 minutos para engrossar o caldo. Apague o fogo e o seu feijão está pronto para servir.
Dica se o feijão ficar salgado: coloque batatas (descascadas) para cozinhar junto ao feijão, irá absorver o excesso de sal.
Posso dizer que o meu almoço foi sensacional!!!! Estou super feliz com o resultado, principalmente por ter deixado a preguiça de lado e ser a minha primeira verdadeira receita!!! O tempero ficou delicioso... um sucesso!!! Resultado.... não sobrou nada para congelar e, o melhor, por causa desse feijãozinho de domingo.... veio a ideia do blog, essa foi só a primeira receita da Valéria na Cozinha e espero que tenham se divertido!!!
Lógico que a maioria já sabe fazer o básico e muita gente tem talento de sobra na cozinha, mas eu chego lá.... afinal é só seguir com atenção a receita, ter todos os ingredientes, conhecer tempo de preparo e se dedicar um pouquinho. Será que a cozinha não tem tanto segredo ou eu que tenho talento.... pode ser também sorte de iniciante!!! O que importa é que estou adorando descobrir a cozinha!!!!
Boa semana à todos e um enorme abraço,
Valéria