quinta-feira, 24 de março de 2011

Arroz branco, preparando sem queimar o fundo da panela!!!

Nada melhor que um arroz soltinho e feito na hora. Prato básico, que combina com quase tudo. O grande problema é que preparar-lo não é nada fácil,  ou queima o fundo da panela ou fica super empapado... uma dificuldade para quem está iniciando na cozinha, como eu!
Dizem que com calma, paciência e um pouco de treinamento o arroz fica certinho, mas na verdade nunca consegui fazer um arroz sem queimar o fundo da panela. Por isso sempre cozinhava uma quantidade maior, porque o fundo acabava sempre no lixo.... um desperdício, eu sei, mas não conseguia acertar!!!
Usava todas as dicas básicas para preparar o arroz:
ü  Para o arroz não empapar, é proibido mexer na panela durante o cozimento com água.
ü  Para não errar faça uma xícara de arroz e utilize sempre o dobro de água para o cozimento.
A minha combinação de  1 copo de arroz x 2 de água + fogo baixo.... não dava certo!!!
Aqui na Itália descobri que pode preparar o arroz também de outro modo: como se fosse um macarrão. Isso mesmo, no final do preparo a regra é: escorrer o arroz!!! Basta prestar atenção com o tempo de preparo, que normalmente vem escrito a quantidade de minutos na caixinha.
Mas uma curiosidade italiana, aqui se cozinha o macarrão e o arroz com sal grosso!








Vamos a minha receita italiana de Arroz Branco sem queimar o fundinho....ahahahh!!!!
Pegue uma panela, encha de água e sal a gosto e coloque para ferver (água em grande quantidade, não pode secar).
Algumas pessoas lavam o arroz antes de cozinhar, outros não porque dissem que perdem os nutrientes, isso é uma decisão de cada um, por isso faça como preferir!
Depois que a água da panela ferver, acrescente o arroz, não importa a quantidade (1 ou 2 xícaras), a única coisa é que a água não pode secar. Se gosta de arroz bem temperadinho, acrescente meia cebola picada e meio tablete de caldo de legume.
Abaixe o fogo e espere sem mexer nos primeiros 10 minutos!!! O tempo de cozimento varia entre 12 e 18 minutos, depende do tipo de arroz e da quantidade,  o tempo indicativo vem escrito na embalagem, mas meu conselho é provar. Para não comprometer o resultado final precisa ter atenção, o ponto ideal é que seja al dente (quando os alimentos estão cozidos e continuam firmes, sem estar macio demais). Por isso nada de se pendurar ao telefone ou assistir TV .... lembre-se que tem panela no fogo!
Experimente o arroz para ver se está no ponto, do seu gosto. Desligue o fogo. Pegue a panela e jogue todo o conteúdo em um escorredor (pode ser o de macarrão). Deixe escorrendo por 2 minutinhos. Transfira para uma travessa e seu arroz está pronto para ser servido.








Prove cozinhar o arroz dessa maneira e me escreva contando.... viu como o preparo é super fácil e as chances de acertar são bem maiores???

Um comentário:

  1. Minha mamis fez um comentário sobre o arroz e tenho que concordar:
    "Vá, este arroz deve ser aguado. O jeito brasileiro deve ser melhor."
    Realmente é mais gostoso o "nosso" arroz, mas esse não queima o fundo...ahahahh!!!
    Prometo que vou treinar a receita tradicional e depois conto o resultado e o número de tentativas!

    ResponderExcluir