segunda-feira, 21 de março de 2011

Que vontade de comer Feijão!!!!

Domingo, 06 de março, acordei morrendo de vontade de comer arroz, feijão, bife e batata frita!!! O meu primeiro pensamento foi descobrir quem pudesse cozinhar um bom feijão caseiro, mas moro na Itália, ou seja, liguei o computador e fui procurar uma receita básica.... era preocupada porque nunca fiz um feijão... enquanto tomava meu café da manhã, pensei em desistir, mas a vontade era enorme de comer um bom feijãozinho, também são seis meses sem um saboroso prato feito brasileiro!!!
Fiz minha listinha de compras, verifiquei os ingredientes necessários e sai às compras, inclusive precisava de uma panela de pressão.... encontrei uma loja em Milão que vende produtos brasileiros, a minha sorte! Para dizer a verdade, nunca reparei se aqui no supermercado tem feijão carioca para vender. Tudo pronto, ou melhor, tudo comprado... agora preciso cozinhar!!!! Foi responsabilidade do Matteo comprar a carne e preparar o bife!!!! A batata frita era congelada, feita no forno.... vale, não vale??? O arroz eu que fiz... mas a receita conto amanhã, posso adiantar que não empapa e nem queima o fundo da panela!
Voltando a receita. Separei todos os ingredientes, reli a receita 3 vezes para ter certeza, respirei fundo e comecei a preparar o meu primeiro feijão às 12:30... pensei que seria mais difícil, mas é realmente muito fácil!!!! E às 14:15 o almoço estava sendo servido!!!
Vamos aos Ingredientes:
ü  2 copos de feijão
ü  6 copos de água
ü  2 colheres de chá de alho picado
ü  1 colher cheia de sopa de cebola picada
ü  4 colher de sopa de óleo
ü  50 gr de bacon em cubinhos
ü  Sal a gosto

Modo de preparo:
Escolha o feijão (tire as impurezas). Para facilitar, espalhe sobre a mesa e jogue em uma vasilha somente os grãos bons, retirando pedrinhas e grãos murchos.
Lave bem com água e escorra.
Deixe o feijão de molho por 12 horas e troque a água novamente quando for colocar na panela para cozinhar. - Se não tiver tempo como eu, coloque a água para ferver, jogue o feijão, espere 10 minutos, desligue o fogo e deixei de molho em água quente por uma hora.
Agora que já passou uma hora.... enxague o feijão.
Coloque na panela de pressão o feijão e os 6 copos de água (a quantidade de água deve ser o triplo do feijão), tampar a panela de pressão e colocar no fogo alto, mas ATENÇÃO!!! Quando pegar pressão, é importante diminuir o fogo, deixar no fogo baixo e conte 30/35 minutos.
Desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão, para somente depois destampar.
O feijão só pode ser temperado depois de cozido!

Agora, como temperar o feijão:
Numa frigideira pequena, esquente o óleo e coloque o bacon picadinho para fritar até soltar a gordura, acrescente a cebola e o alho. Mexa até dourar.
Despeje esse tempero na panela e misture.
Para engrossar o caldo, coloque duas conchas de grãos de feijão sem caldo num prato e amasse com o garfo, coloque essa pasta de volta a panela e mexa. Acrescente sal a gosto. Deixe ferver sem pressão por 5 a 10 minutos para engrossar o caldo. Apague o fogo e o seu feijão está pronto para servir.
Dica se o feijão ficar salgado: coloque batatas (descascadas) para cozinhar junto ao feijão, irá absorver o excesso de sal.
Posso dizer que o meu almoço foi sensacional!!!! Estou super feliz com o resultado, principalmente por ter deixado a preguiça de lado e ser a minha primeira verdadeira receita!!! O tempero ficou delicioso... um sucesso!!! Resultado.... não sobrou nada para congelar e, o melhor, por causa desse feijãozinho de domingo.... veio a ideia do blog, essa foi só a primeira receita da Valéria na Cozinha e espero que tenham se divertido!!!
Lógico que a maioria já sabe fazer o básico e muita gente tem talento de sobra na cozinha, mas eu chego lá.... afinal é só seguir com atenção a receita, ter todos os ingredientes, conhecer tempo de preparo e se dedicar um pouquinho. Será que a cozinha não tem tanto segredo ou eu que tenho talento.... pode ser também sorte de iniciante!!! O que importa é que estou adorando descobrir a cozinha!!!!
Boa semana à todos e um enorme abraço,
Valéria

5 comentários:

  1. Val, as 2 coisas, se seguir direitinho a receita, não tem segredo, e com certeza vc tb deve ter algum talento oculto, tenho certeza que ficava na casa da sua avó ou mãe as vendo cozinhar.... deve estar tudo guardado ai em algum lugar....
    Continue assim, e mostre o tempero brasileiro.....
    Se precisar de alguma receita, é só falar...
    bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Mari!!!! Me envia sim receitas por e-mail... e tb algumas dicas!!!!
    valerianacozinha@gmail.com
    Minha mãe está toda empolgada com a ideia.... e minhas receitas são todas de familia... vamos ver se realmente o talento culinário está no sangue... vou cozinhando e contando no blog!!!
    Um enorme abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Mtooo boa receita...deve ter ficado uma delicia...pela fotoo hummm vou até jantar feijão!!! rsrs ohhh segredos tem bastante, por exemplo de vc deixar o feijão de molho um dia antes (que eu não faço) vc tem que usar a mesma agua, pq se não ja perde todos os nutrientes!!! Se vc colocar a agua fria em vez de quente ele fica mais gostosooo eu por exemplo, frito a cebola, depois o alho, e faço o feijão...como arroz, ja cozinho temperado!!!! rsrsrs Mas quando vc faz com jeitinho e amor, e do seu gosto, sai ótimooo acho até que vc tem talento rsrsr depois que eu casar, te ajudo bastante rsrs bjoooo e ta tudo mtooo lindo!!!

    ResponderExcluir
  4. Rô, obrigada pelas dicas.... a próxima vez vou fazer com água fria e conto o resultadi.
    Vamos ver se realmente tenho talento na cozinha ou foi sorte de principiante!!!
    Felicidades no casamento!!! E vou cobrar a sua participação, quero muito as suas dicas e receitas!!!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir