domingo, 8 de maio de 2011

Strognoff da Valéria!!!

Me superei!!!! Arrasei na cozinha!!!
Estava na rua sexta-feira e com uma vontade enorme de cozinhar.... isso mesmo, preparar o jantar!!!! Como não tinha em mãos nenhuma receita.... fui ao mercado sem uma lista de ingredientes e resolvi improvisar, queria preparar qualquer coisa muito saborosa.... veio a idéia do strognoff. Mas como o Matteo não é fã de creme de leite e também é um ingrediente que não sei usar para cozinhar, troquei por mascarpone.
Tudo bem que não é difícil, mas é a primeira vez que compro os ingredientes sem uma listinha.... um pouco por instinto, sai realizada do mercado!!!
Ingredientes:
- Meio quilo de alcatra
- 1 extrato de tomate
- 1 cebola pequena
- Mostarda
- 200 gr de Mascarpone
- Cogumelos em conserva
- Sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo:
Corte a carne em cubos grandes. Prefiro a carne bem limpa, sem gordura. Em uma panela de pressão, coloque o óleo e refogue a carne. Depois inclui a cebola picada, 2 copos de água, o extrato de tomate, 1 colher de sopa de mostarda, sal e pimenta a gosto e mexa bem.
Tampe a panela, em fogo médio, espere até a panela pegar pressão. Então, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos. Desligue o fogo, espere a pressão abaixar até que possa abrir a panela. Experimente a carne, o ideal é que seja muito macia, se desfazendo.
Leve a panela em fogo médio, misture bem e espere apurar o sugo (sem pressão). Quando o caldo estiver grosso, acrescente o mascarpone e os cogumelos. Se necessário tempere com um pouco mais de sal e pimenta. Misture bem, espere 2 minutos, desligue o forno. Seu prato está pronto para servir. Para acompanhar, um arroz branco e batata frita são ótimas pedidas.




Ficou realmente uma delícia!!! Tipo strogonoff, eu sei que a receita é super fácil..... mas estou orgulhosa que fiz da minha cabeça, sem acompanhar livros, medidas e nenhuma receita!!! Estou me superando.... estou conseguindo me entender com a cozinha!!!! Adorei!!! Principalmente porque foi a primeira vez que meu marido disse: “Deve absolutamente repetir a receita! Tudo perfeito!”. Imagina a alegria que senti!!!! Espero que não seja sorte de principiante.... ahahhh!
Um enorme abraço!
Valéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário