sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Temperatura do Forno!!!


Às vezes, nos preocupamos em seguir uma receita em todos os detalhes, mas se errarmos na temperatura do forno, o resultado pode ser desastroso.


Muitas vezes o resultado dá errado por falta de conhecimento de alguns fundamentos básicos de cozinha, como a temperatura do forno:

- 220°C temperatura alta
- 200°C temperatura media alta
- 180°C temperatura média
- 160°C temperatura baixa

Já fiz muito bolo e cupcake que deu errado!!! Já fiz de vários sabores, doce e salgado, mas tinha muita dificuldade na hora de assar, eles não cresciam, quando tirava do forno murcham no meio. E no final continuava a vontade de comer um bolo feito em casa, além da frustação.

Quando li essa dica no blog "Que fofurice", especializado em cupcake, simplesmente adorei e comecei a aplicar, o resultado.... Meus bolos e tortas melhoraram e muito!!!! Precisamos seguir algumas regras básicas para ter um bolo perfeito, e uma delas é a temperatura do forno. Vamos lá....

Quando você vai colocar um bolo para assar você pensa forno aceso, pré-aquecido na temperatura certa!!! Já preparou a massa e agora só precisa colocar para assar e enquanto assa, prepara a calda. Certo??? Não!!!! Vamos rever o nosso conceito!!! Presta atenção...

Um bolo deve assar em uma temperatura média de 180°C (a não ser que a receita peça outra coisa). Portanto, o pré-aquecimento do forno deve ser feito em temperatura média-alta (200°C) por no mínimo 10-15 minutos. Ao colocar o bolo no forno quente, entra ar frio também e consequentemente a temperatura do forno cai. Devemos então colocar o bolo, fechar o forno e manter o termostato na a temperatura média-alta por mais 5 minutos e antes de finalmente mudarmos para 180°C. Isso fará com que a fermentação seja perfeita e não asse de forma desigual, fermentando incorretamente ou minguando ao resfriar. Importantíssimo!!!

Fique de olho no forno e gire a assadeira quando começar a dourar um dos lados para garantir um crescimento (e aquela corzinha dourada) igual por todos os lados.
 


Além da temperatura do forno, no caso do bolo a grade do forno tem que ficar no meio. E a assadeira deve ser colocada o mais centralizado possível.

Essa dica também vale para assar deliciosos cupcakes e tortas salgadas.


14 comentários:

  1. Por favor, uma curiosidade: o forno de fogão à gás de rua é mais frio do aquele com gás de botijão? Estou desconfiado porque uma receita de bolo que devia assar em 30-35 min, na temperatura de 180 graus, ao final do tempo estava mais branco do que um russo na Sibéria. Então deixei até completar 55 min. No fim, acabou bem-assado e fofo. Mas, fiquei com essa dúvida.

    ResponderExcluir
  2. Também queria saber. Ninguém explica. Parece que só eu tenho gás de botijão.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica tirei a minha dúvida .....muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica tirei a minha dúvida .....muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica tirei a minha dúvida .....muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica tirei a minha dúvida .....muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. Meu forno não tem 180 graus ...só 160 e 200 o que eu faço?

    ResponderExcluir
  8. Meu forno o mínimo e 200 graus o que fazer?

    ResponderExcluir
  9. Também tenho essa dúvida e não sei oq fazer. Já assei vários bolos que ficaram mais de 1 hr no forno. O mínimo do meu forno é 200°

    ResponderExcluir
  10. A Consul fez um forno sem 180 graus, ele tem 160 e após 200 graus o que fazer nesse cas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é o meu bolo saí solado é deixo todos os ingredientes em temperatura ambiente. Nunca vi um forno tão horrível, não assa ele gosta.

      Excluir
    2. Colocar o marcador do botão intermediário de 160 a 180...

      Excluir
  11. O meu também começa no 200. Fiz uma proporção. Considerando o forno normal que tem o minomo de 160:

    Forno Normal Meu forno
    160 200
    180 220
    200 240

    E assim por diante. Twm dado certo :)

    ResponderExcluir