sábado, 11 de janeiro de 2014

Deliciosa Sopa Creme de Alho-Poró!!!

Adoro preparar cremes e sopas para o jantar. São simples, práticos, gostosos e tem um q especial, de comida caseira. Não é mesmo?

Para abrir o especial "Sopas e Cremes" do blog, um creme que eu e minha família adoramos, até meus sogros gostaram e muito! Uma deliciosa sopa creme de alho-poró.

Mais antes de preparar-la, gostaria de dizer que a maioria das receitas usam creme de leite para deixar a sopa mais cremosa e encorpada. Eu não uso! Preparo um prato mais saudável e menos gorduroso, adequado para crianças a partir de 1 ano de idade. Faço uma receita leve e saborosa, ideal para o jantar.

No lugar do creme de leite, ingrediente calórico para engrossar a sopa, na minha receita uso 1 batata a mais. Depois que todos os alimentos forem cozidos, bato no liquidificador e volto o creme para a panela, se necessário deixo apurar um pouco mais até engrossar e ficar na consistência ideal, ou seja, cremosa. Uma substituição simples para uma alimentação mais saudável. 


Agora vamos aos ingredientes:

- 5 batatas grandes cortadas em cubos
- 5 talos de alho-poró cortados em rodelas
- 1 cebola picada
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 litro e meio de água
- 50 gramas de queijo parmessão ralado
- Sal a gosto
- Crouton para decorar (nada mais são que pães italianos cortados em cubos e torrados.)


Modo de Preparo

Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente o alho poró e refogue mais um pouco. Adicione a batata picada e coloque 1.500 ml de água. Tempere com uma colherzinha rasa de café de sal. Cozinhe em fogo baixo por 25 minutos ou até a batata ficar bem macia (quase desmanchando).

Bata tudo no liquidificador ou no processador até virar uma pasta lisa. Volte o creme para a panela e acrescente o queijo parmesão. Misture bem e verifique o sal.

Na hora de servir, espalhe os crouton por cima e sirva bem quente.

Rende 6 porções.


Essa sopa é realmente uma delicia. Vale a pena experimentar!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário