terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Para o bolo não murchar!!!



Quando vi essas dicas, logo pensei que poderia ser de ajuda para mais pessoas, que assim como eu estão tentando preparar bolos perfeitos.




1. Use ovos e manteiga na temperatura ambiente. Porque as claras dos ovos em temperatura ambiente crescem mais firmes e incorporam mais ar, o que favorece a estrutura dos bolos. E a manteiga adquire textura cremosa, o que facilita sua incorporação aos outros ingredientes e deixa a massa aveludada. Deve-se tirar os ovos e a manteiga da geladeira 30 minutos antes do preparo.

2. Os ingredientes devem ser incorporados de maneira delicada para manter a aeração adequada. É importante incorporar a farinha de trigo com cuidado, também é bom peneirar-la para não formar pelotas. Misturar com muita força cria bolhas de ar, impedindo o bolo de crescer. Não é necessário fazer a massa do bolo na batedeira, mas é recomendado ter um bom batedor de arame e seguir a técnica indicada em cada receita.

3. Assim que o fermento é adicionado na massa começa a reagir e a criar bolhas de ar, por isso é necessário colocar o bolo no forno. Se a massa não for colocada logo no forno, o fermento perde seu poder de ação, o que vai comprometer o crescimento correto do bolo.

4. A assadeira precisa ter o tamanho adequado para a quantidade de massa. Uma forma pequena demais concentra a massa e faz o bolo crescer rapidamente, mas sem estar totalmente assado, assim a tendência é que murche. O ideal é que a massa do bolo ocupe 2/3 do tamanho da forma. Ao colocar a massa do bolo na forma alise a superfície, para que se espalhe por igual e cresça uniformemente.

5. Cuidado com a temperatura do forno: Se o bolo for colocado para assar em forno muito quente, a massa cresce rapidamente, mas sem formar a estrutura adequada que dará sustentação a ele. Já um forno em temperatura muito baixa não permite o crescimento da massa, que tende a solar ou não crescer. Respeite a temperatura ideal para cada massa e sempre preaqueça o forno por pelo menos 10 minutos.

6. Mudanças bruscas de tempetatura colaboram para que o bolo abaixe. Evite abrir o forno até a primeira metade do cozimento. Depois de assado o ideal é mantê-lo dentro no forno apagado, com a porta semiaberta, para esfriar devagar, ou colocá-lo sobre o fogão, coberto com um pano limpo e seco.





Nada mais de frustação e de chorar pelos bolos murchos!




Fonte: Revista Nestlé e Você - Setembro 2013 e estadao.com

Um comentário:

  1. Faço um bolo delicioso com fubá de canjica e queijo, mais ele cresce e mucha dentro do forno sem abrir,apesar disso a massa é leve e fica soltinho, mais mucha😔 me ajuda o que faço para não murchar.obrigada.

    ResponderExcluir