sábado, 25 de janeiro de 2014

Dicas para assar Cupcake e Bolos.


Sou uma iniciante na cozinha, mas posso dizer que assar bolo é o meu grande fracasso! Já preparei muitos bolos que foram direto do forno para o lixo.... Um pecado, mas realmente eram um desastre.... secos, duros.... Enfim horríveis!!!!

Tenho muita dificuldade de fazer um bolo realmente gostoso, fofo, alto, bonito.... Um bolo daqueles que não dá vontade de parar de comer de tão bom.... então resolvi estudar um pouquinho!!!


Depois de ler alguns blogs de cozinha e as dicas do meu livro de cupcake (que a minha amiga Bia me deu de presente), fiz mais algumas tentativas e apliquei algumas regrinhas básicas, o resultado: os meus bolos e cupcakes melhoraram e muito... ainda não são perfeitos, preciso treinar mais, mas estou feliz!!!

Ás vezes preparamos a receita seguindo direitinho o passo a passo, mas na hora que vai ao forno é o problema.... não cresce, não sabemos se está pronto... enfim... um pesadelo!!! Então vamos a algumas dicas e truquetos:

- Conheça seu forno, conheça as temperaturas dele e não esqueça: forno pré-aquecido 15 minutos antes de colocar o bolo para assar!!!

- Não abarrote o forno! Não coloque assadeiras encontrando uma na outra muito menos nas laterais do forno. O ar precisa estar circulando para assar de maneira igual.

- Controle a sua ansiedade e não fique abrindo a porta do forno trocentas vezes principalmente no início do cozimento. Não abrir o forno durante os primeiros 20 minutos que estiver assando o bolo para não murchar!!!!

- Use os seus sentidos para saber quando está bom: sinta o cheiro, olhe e toque a superfície do bolo.

- Presta atenção! Não vai deixar assando o bolo ou o cupcake no forno e ficar falando no telefone ou tagarelando com a amiga!!! (Cupcake assa rapidinho). Depois que passou do ponto fica horrível, muito duro e fica muito seco e não há salvação!!!

- Atenção nesse momento mágico! O bolo está assado??? Pronto???? Aiiiiii.... Tiro ou não tiro do forno??? Para saber se seu bolo está assado (nunca antes de 20 minutos), faça o teste do palito. Quando der o tempo de forno que a receita pede, abra o forno e espete um palito bem no centro do bolo, se o palito sair seco está bom.

- Além do truque do palitinho, tem outras maneiras de saber se o bolo está no ponto certo, ou seja, chegou a hora de tirar do forno. Uma delas é pelo cheiro, a outra maneira é pressionar levemente o dedo indicador no centro, se estiver firme está bom, não tem erro!


 
Essas dicas, peguei no blog "que fofurice", valem tanto para bolo, como para cupcake. E estão me ajudando muito na hora de assar meus bolos e cupcakes. Obrigada!!!!! Hoje preparei um bolo de abacaxi e ficou muito bom!!!!Na próxima semana, ensino a receita.

Um doce domingo a todos!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário