quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bolo de Abacaxi Invertido!!!!


Nem vou escrever muito, estou ansiosa para dar a receita do bolo de abacaxi que preparei e ficou simplesmente DELICIOSOOOOOOO!!!!!!!!



Ingredientes

140 gr de manteiga + manteiga para a forma
200 gr de açúcar
3 ovos
150 gr de farinha
1 lata de abacaxi em conserva (430gr), cortado em rodelas
100 ml de calda de abacaxi, o xarope que contém na lata.
8 gr de fermento em pó

Você vai precisar de uma forma redonda de 22 cm, eu não tinha, por isso usei uma forma quadrada de 20x20cm. Mais um detalhe, assei na forma de silicone e desenformou super bem!!!!



Modo de Preparo

Em uma panela antiaderente, derreta 80 gramas de açúcar com 50 ml de xarope de abacaxi em fogo bem baixo, até obter um caramelo claro. Agora você precisa amanteigar a forma (muito bem, atenção com os cantos!!!) e em seguida despeje o caramelo pronto, distribuia de maneira uniforme, tem que cobrir toda a forma do bolo. Por cima do caramelo arrume as fatias de abacaxi (tente secar um pouco - drenar o xarope), colocando um no centro e os outros ao redor, cobrindo todo o fundo da forma.

Preaqueça o forno a 170°C e peneire a farinha.

Numa outra vasilha, bata a manteiga (em temperatura ambiente) com o açúcar (120gr) até obter um creme espumoso. Acrescente os ovos, um por vez, e quando o creme estiver homogêneo, junte delicadamente a farinha e por último o fermento. Despeje a massa sobre o abacaxi que está na forma.

Asse o bolo por cerca de 45 minutos a 170°C. Tire do forno e solte as laterais do bolo com o auxílio de uma faca. Espere 5 minutos e desenforme, virando sobre um prato. Despeje por cima os outros 50 ml de calda de abacaxi e deixe esfriar. O bolo está pronto!!! Huummmm!!!




Uma sugestão é servir-lo acompanhado de sorvete de creme ou baunilha.... muito bom!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário