quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bolo de Abacaxi Invertido!!!!


Nem vou escrever muito, estou ansiosa para dar a receita do bolo de abacaxi que preparei e ficou simplesmente DELICIOSOOOOOOO!!!!!!!!



Ingredientes

140 gr de manteiga + manteiga para a forma
200 gr de açúcar
3 ovos
150 gr de farinha
1 lata de abacaxi em conserva (430gr), cortado em rodelas
100 ml de calda de abacaxi, o xarope que contém na lata.
8 gr de fermento em pó

Você vai precisar de uma forma redonda de 22 cm, eu não tinha, por isso usei uma forma quadrada de 20x20cm. Mais um detalhe, assei na forma de silicone e desenformou super bem!!!!



Modo de Preparo

Em uma panela antiaderente, derreta 80 gramas de açúcar com 50 ml de xarope de abacaxi em fogo bem baixo, até obter um caramelo claro. Agora você precisa amanteigar a forma (muito bem, atenção com os cantos!!!) e em seguida despeje o caramelo pronto, distribuia de maneira uniforme, tem que cobrir toda a forma do bolo. Por cima do caramelo arrume as fatias de abacaxi (tente secar um pouco - drenar o xarope), colocando um no centro e os outros ao redor, cobrindo todo o fundo da forma.

Preaqueça o forno a 170°C e peneire a farinha.

Numa outra vasilha, bata a manteiga (em temperatura ambiente) com o açúcar (120gr) até obter um creme espumoso. Acrescente os ovos, um por vez, e quando o creme estiver homogêneo, junte delicadamente a farinha e por último o fermento. Despeje a massa sobre o abacaxi que está na forma.

Asse o bolo por cerca de 45 minutos a 170°C. Tire do forno e solte as laterais do bolo com o auxílio de uma faca. Espere 5 minutos e desenforme, virando sobre um prato. Despeje por cima os outros 50 ml de calda de abacaxi e deixe esfriar. O bolo está pronto!!! Huummmm!!!




Uma sugestão é servir-lo acompanhado de sorvete de creme ou baunilha.... muito bom!!!!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Para o bolo não murchar!!!



Quando vi essas dicas, logo pensei que poderia ser de ajuda para mais pessoas, que assim como eu estão tentando preparar bolos perfeitos.




1. Use ovos e manteiga na temperatura ambiente. Porque as claras dos ovos em temperatura ambiente crescem mais firmes e incorporam mais ar, o que favorece a estrutura dos bolos. E a manteiga adquire textura cremosa, o que facilita sua incorporação aos outros ingredientes e deixa a massa aveludada. Deve-se tirar os ovos e a manteiga da geladeira 30 minutos antes do preparo.

2. Os ingredientes devem ser incorporados de maneira delicada para manter a aeração adequada. É importante incorporar a farinha de trigo com cuidado, também é bom peneirar-la para não formar pelotas. Misturar com muita força cria bolhas de ar, impedindo o bolo de crescer. Não é necessário fazer a massa do bolo na batedeira, mas é recomendado ter um bom batedor de arame e seguir a técnica indicada em cada receita.

3. Assim que o fermento é adicionado na massa começa a reagir e a criar bolhas de ar, por isso é necessário colocar o bolo no forno. Se a massa não for colocada logo no forno, o fermento perde seu poder de ação, o que vai comprometer o crescimento correto do bolo.

4. A assadeira precisa ter o tamanho adequado para a quantidade de massa. Uma forma pequena demais concentra a massa e faz o bolo crescer rapidamente, mas sem estar totalmente assado, assim a tendência é que murche. O ideal é que a massa do bolo ocupe 2/3 do tamanho da forma. Ao colocar a massa do bolo na forma alise a superfície, para que se espalhe por igual e cresça uniformemente.

5. Cuidado com a temperatura do forno: Se o bolo for colocado para assar em forno muito quente, a massa cresce rapidamente, mas sem formar a estrutura adequada que dará sustentação a ele. Já um forno em temperatura muito baixa não permite o crescimento da massa, que tende a solar ou não crescer. Respeite a temperatura ideal para cada massa e sempre preaqueça o forno por pelo menos 10 minutos.

6. Mudanças bruscas de tempetatura colaboram para que o bolo abaixe. Evite abrir o forno até a primeira metade do cozimento. Depois de assado o ideal é mantê-lo dentro no forno apagado, com a porta semiaberta, para esfriar devagar, ou colocá-lo sobre o fogão, coberto com um pano limpo e seco.





Nada mais de frustação e de chorar pelos bolos murchos!




Fonte: Revista Nestlé e Você - Setembro 2013 e estadao.com

sábado, 25 de janeiro de 2014

Dicas para assar Cupcake e Bolos.


Sou uma iniciante na cozinha, mas posso dizer que assar bolo é o meu grande fracasso! Já preparei muitos bolos que foram direto do forno para o lixo.... Um pecado, mas realmente eram um desastre.... secos, duros.... Enfim horríveis!!!!

Tenho muita dificuldade de fazer um bolo realmente gostoso, fofo, alto, bonito.... Um bolo daqueles que não dá vontade de parar de comer de tão bom.... então resolvi estudar um pouquinho!!!


Depois de ler alguns blogs de cozinha e as dicas do meu livro de cupcake (que a minha amiga Bia me deu de presente), fiz mais algumas tentativas e apliquei algumas regrinhas básicas, o resultado: os meus bolos e cupcakes melhoraram e muito... ainda não são perfeitos, preciso treinar mais, mas estou feliz!!!

Ás vezes preparamos a receita seguindo direitinho o passo a passo, mas na hora que vai ao forno é o problema.... não cresce, não sabemos se está pronto... enfim... um pesadelo!!! Então vamos a algumas dicas e truquetos:

- Conheça seu forno, conheça as temperaturas dele e não esqueça: forno pré-aquecido 15 minutos antes de colocar o bolo para assar!!!

- Não abarrote o forno! Não coloque assadeiras encontrando uma na outra muito menos nas laterais do forno. O ar precisa estar circulando para assar de maneira igual.

- Controle a sua ansiedade e não fique abrindo a porta do forno trocentas vezes principalmente no início do cozimento. Não abrir o forno durante os primeiros 20 minutos que estiver assando o bolo para não murchar!!!!

- Use os seus sentidos para saber quando está bom: sinta o cheiro, olhe e toque a superfície do bolo.

- Presta atenção! Não vai deixar assando o bolo ou o cupcake no forno e ficar falando no telefone ou tagarelando com a amiga!!! (Cupcake assa rapidinho). Depois que passou do ponto fica horrível, muito duro e fica muito seco e não há salvação!!!

- Atenção nesse momento mágico! O bolo está assado??? Pronto???? Aiiiiii.... Tiro ou não tiro do forno??? Para saber se seu bolo está assado (nunca antes de 20 minutos), faça o teste do palito. Quando der o tempo de forno que a receita pede, abra o forno e espete um palito bem no centro do bolo, se o palito sair seco está bom.

- Além do truque do palitinho, tem outras maneiras de saber se o bolo está no ponto certo, ou seja, chegou a hora de tirar do forno. Uma delas é pelo cheiro, a outra maneira é pressionar levemente o dedo indicador no centro, se estiver firme está bom, não tem erro!


 
Essas dicas, peguei no blog "que fofurice", valem tanto para bolo, como para cupcake. E estão me ajudando muito na hora de assar meus bolos e cupcakes. Obrigada!!!!! Hoje preparei um bolo de abacaxi e ficou muito bom!!!!Na próxima semana, ensino a receita.

Um doce domingo a todos!!!!


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Temperatura do Forno!!!


Às vezes, nos preocupamos em seguir uma receita em todos os detalhes, mas se errarmos na temperatura do forno, o resultado pode ser desastroso.


Muitas vezes o resultado dá errado por falta de conhecimento de alguns fundamentos básicos de cozinha, como a temperatura do forno:

- 220°C temperatura alta
- 200°C temperatura media alta
- 180°C temperatura média
- 160°C temperatura baixa

Já fiz muito bolo e cupcake que deu errado!!! Já fiz de vários sabores, doce e salgado, mas tinha muita dificuldade na hora de assar, eles não cresciam, quando tirava do forno murcham no meio. E no final continuava a vontade de comer um bolo feito em casa, além da frustação.

Quando li essa dica no blog "Que fofurice", especializado em cupcake, simplesmente adorei e comecei a aplicar, o resultado.... Meus bolos e tortas melhoraram e muito!!!! Precisamos seguir algumas regras básicas para ter um bolo perfeito, e uma delas é a temperatura do forno. Vamos lá....

Quando você vai colocar um bolo para assar você pensa forno aceso, pré-aquecido na temperatura certa!!! Já preparou a massa e agora só precisa colocar para assar e enquanto assa, prepara a calda. Certo??? Não!!!! Vamos rever o nosso conceito!!! Presta atenção...

Um bolo deve assar em uma temperatura média de 180°C (a não ser que a receita peça outra coisa). Portanto, o pré-aquecimento do forno deve ser feito em temperatura média-alta (200°C) por no mínimo 10-15 minutos. Ao colocar o bolo no forno quente, entra ar frio também e consequentemente a temperatura do forno cai. Devemos então colocar o bolo, fechar o forno e manter o termostato na a temperatura média-alta por mais 5 minutos e antes de finalmente mudarmos para 180°C. Isso fará com que a fermentação seja perfeita e não asse de forma desigual, fermentando incorretamente ou minguando ao resfriar. Importantíssimo!!!

Fique de olho no forno e gire a assadeira quando começar a dourar um dos lados para garantir um crescimento (e aquela corzinha dourada) igual por todos os lados.
 


Além da temperatura do forno, no caso do bolo a grade do forno tem que ficar no meio. E a assadeira deve ser colocada o mais centralizado possível.

Essa dica também vale para assar deliciosos cupcakes e tortas salgadas.


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Como fazer Croutons, assado!!!


Aqui em casa estamos na fase das sopas. Quando o tempo está frio, aqui na Índia é inverno, nada mais gostoso que um caldo quentinho no jantar. Adoro croutons, são perfeitos para acompanhar a sopa (e até mesmo salada), dão um toque crocante que incrementa o prato.



O crouton, vem do francês croûte "crosta", é um pequeno pedaço de pão, frito ou assado com óleo ou manteiga, não passa de mini torradinhas e por isso resolvi mostrar para vocês como é fácil fazer essa delícia crocante.



Na minha receita, nada de frigideira, manteiga ou espécies, tudo muito simples e básico. Para preparar os croutons, corte o pão em cubos do mesmo tamanho (cerca de 1,5 centímetro). Usei pão multigrãos, tinha em casa sobrando.

Coloque os cubo de pães numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180°C. De vez em quando abra o forno e balance a assadeira para que os cubos mudem de posição. Deixe por cerca de 20 minutos, até dourarem e secarem bem.


 
Retire os croutons do forno, deixe esfriar e use na sua sopa ou salada. O bom é que se conservam por mais de 15 dias em pote bem fechado.
 


Se quiser dar mais sabor aos seus croutons, use azeite, sal, um mix de ervas ou somente orégano. Para preparar retire a casca do pão de forma e corte em cubos. Coloque os cubos de pão em uma assadeira e em seguida de apenas de uma salpicada de azeite neles (não encharcar!!!). Tempere com sal e o mix de ervas ou o orégano, mexa e leve ao forno. O procedimento é o mesmo, espere assar os croutons e deixe esfriar para depois servi-los.
 
 
 
 
 

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Caldo Verde


Adoro essa sopa, é uma das minhas favoritas!!! Faço sempre, as vezes preparo sem a linguiça, é uma opção para quem é vegetariano. Veja como é super fácil de prepara-la.



Ingredientes:

2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 cebola média
2 dentes de alho
1 linguiça tipo paio
1 litro de água
8 batatas médias
1 colher de chá de sal
120 gramas de couve


Modo de Preparo

Em uma panela alta faça um refogado para dar sabor ao creme de batata. Coloque 2 colheres de sopa de azeite, 1 cebola média picada e 2 dentes de alho picado e refogue por aproximadamente 3 minutos. Acrescente 1 litro de água e quando estiver fervendo, junte as batatas cortadas em rodelas e o sal. Cozinhe por 25 minutos em fogo médio/baixo, quando as batatas estiverem bem macias, desligue o fogo, deixe repousar por 10 minutos e bata no liqüidificador até o creme ficar bem liso.

Enquanto o creme de batata está no fogo, corte a linguiça em fatias bem fininha. Em outra panela aqueça o azeite e doure a linguiça. Adicione o creme de batata e a couve cortada em tirinha fininhas e deixe ferver por mais 15 minutos.

Deixe descansar por 10 minutos antes de servir. Coloque a sopa no prato e salpique com queijo ralado. 

Serve 4 porções.

* Observação: eu adoro esse caldo, mas aqui na Índia não existe a couve, eu substitui por espinafre. Posso dizer que ficou muito boa!!! 





quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Muffin Salgado de Milho!!!

Para o lanche da tarde de hoje, preparei uma receita nova com a ajuda do meu novo livro de cozinha, il cucchiaino d'argento. Tirei alguns ingredientes e acrescentei outros, criando a minha receita de Muffin de Milho. Um bolinho perfeito para um picnic ou um lanchinho. Receita aprovada pelo meu pequeno, o Leo adorou!!!



Ingredientes

120gr de milho em lata (sem água)
200gr de farinha de trigo
2 ovos
100gr de cream cheese
1 colher de café de fermento em pó
1 colher de café de sal
100ml de azeite extra virgem
120ml de leite
100gr de queijo parmesão ralado grosso


Além dos ingredientes, você vai precisar de 12 forminhas de papel e uma assadeira de muffin tamanho padrão, 12 cavidades.

Modo de preparo é muito simples. Numa panela pequena esquente rapidamente o leite e o óleo, até que fiquem morno. Em uma tigela alta, coloque todos os ingredientes secos (farinha, fermento e sal) e misture. Agora acrescente os ovos, o leite, o óleo e o cream cheese e bata na batedeira até a massa ficar lisa e homogênea. Por último, acrescente o queijo parmesão e o milho e misture bem.

Coloque as 12 forminhas de papel na assadeira de muffins/ cupcakes e distribua a massa, enchendo 3/4 de cada forminha.



Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 25 minutos ou até que fiquem dourados. Espere esfriar um pouco e sirva.



Para acompanhar o muffin, você pode preparar uma mesa de frios, queijos e requeijão para uma gulosa tarde em família!!!

sábado, 11 de janeiro de 2014

Deliciosa Sopa Creme de Alho-Poró!!!

Adoro preparar cremes e sopas para o jantar. São simples, práticos, gostosos e tem um q especial, de comida caseira. Não é mesmo?

Para abrir o especial "Sopas e Cremes" do blog, um creme que eu e minha família adoramos, até meus sogros gostaram e muito! Uma deliciosa sopa creme de alho-poró.

Mais antes de preparar-la, gostaria de dizer que a maioria das receitas usam creme de leite para deixar a sopa mais cremosa e encorpada. Eu não uso! Preparo um prato mais saudável e menos gorduroso, adequado para crianças a partir de 1 ano de idade. Faço uma receita leve e saborosa, ideal para o jantar.

No lugar do creme de leite, ingrediente calórico para engrossar a sopa, na minha receita uso 1 batata a mais. Depois que todos os alimentos forem cozidos, bato no liquidificador e volto o creme para a panela, se necessário deixo apurar um pouco mais até engrossar e ficar na consistência ideal, ou seja, cremosa. Uma substituição simples para uma alimentação mais saudável. 


Agora vamos aos ingredientes:

- 5 batatas grandes cortadas em cubos
- 5 talos de alho-poró cortados em rodelas
- 1 cebola picada
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 litro e meio de água
- 50 gramas de queijo parmessão ralado
- Sal a gosto
- Crouton para decorar (nada mais são que pães italianos cortados em cubos e torrados.)


Modo de Preparo

Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente o alho poró e refogue mais um pouco. Adicione a batata picada e coloque 1.500 ml de água. Tempere com uma colherzinha rasa de café de sal. Cozinhe em fogo baixo por 25 minutos ou até a batata ficar bem macia (quase desmanchando).

Bata tudo no liquidificador ou no processador até virar uma pasta lisa. Volte o creme para a panela e acrescente o queijo parmesão. Misture bem e verifique o sal.

Na hora de servir, espalhe os crouton por cima e sirva bem quente.

Rende 6 porções.


Essa sopa é realmente uma delicia. Vale a pena experimentar!!!!




Creme de Espinafre.

A receita de hoje é um creme de espinafre com batata e carne (que vc pode também preparar sem a carne), nada de muito elaborado.

Vamos aos ingredientes:

- 1/2Kg de batata
- 300 gr de espinafre
- 100 gr de carne moida
- 2 dentes de alho
- azeite extra virgem de oliva
- parmesão ralado 
- sal e pimenta a gosto

Se quiser deixar a sopa mais cremosa, 100 gr de requeijão.




Modo de preparo:

Numa panela antiaderente alta refogue o alho cortado em cubos com o azeite, quando começar a ficar dourado acrescente a carne moída por 5 minutos e depois adicione o espinafre e refogue por mais 3 minutinhos. Agora junte a batata descascada e cortada em cubinhos, uma colher de café de sal e cubra com água. Cozinhe em fogo médio até a batata ficar bem macia

Deixe esfriar um pouquinho e bata no liquidificador ou com o mixer até formar um creme bem lisinho. 

Adicione 100gr de requeijão (opcional), 2 colheres de sopa de parmesão ralado e volte a panela ao fogo. Mexa sempre até começar a ferver. Desligue o fogo, experimente o sal, adicione a pimenta a gosto e pronto! Uma sopa simples, mas bem gostosa.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

2014 com Novidades no Blog!!!

As férias em família chegaram ao fim!!! Estamos de volta ao nosso Lar Doce Lar. E não resisti.... Olha o que eu trouxe na mala: 2 novos livros da coleção " Il cucchiaino d'argento", com receitas deliciosas para as crianças que os grandes vão ficar morrendo de vontade de experimentar!!!!



Tenho o primeiro livro da coleção com receitas para bebê. Amo esse livro, usei com o Leo quando comecei as primeiras papas salgadas e ainda uso e muito. Adoro suas dicas e suas receitas são fáceis, saudáveis e gostosas.

Agora, Valéria na Cozinha é para toda a família.

E em 2014 o blog vem com 2 novidades: Especial Criança com ideias, truques e receitas gostosas, além de saudáveis, para os nossos pequenos, e também grandes, amores! E a segunda, especial Sopas e Cremes, dedicado ao meu marido.

Amanhã tem receitinha no blog, primeira receita da sessão Sopas e Cremes!!!

Aproveito para desejar um 2014 cheio de receitas deliciosas, ingredientes gostosos e muito sabor. Um ano recheado de alegria e coisas boas!!!

Valéria