sábado, 26 de março de 2011

Receita de Arroz Doce da Mamis.... feita por mim!!!

Hoje de sobremesa tem arroz doce, feito por mim e sem bagunça!!!! A receita é da minha mamis e realmente é muito fácil de fazer.... Adorei!!!!
Meu marido nunca tinha experimentado e apesar de não ser fã de doce, GOSTOU.... mas criticou, se eu tivese cozinhado por mais 2 minutinhos o arroz seria muito mais mácil e saboroso.... mas deu para comer e se deliciar com a receita que preparei!!!
Ingredientes:
1 xícara de arroz lavado
2 xícaras de água
1 xícara de leite
1 lata de leite condensado
5 cravos
1 pau de canela
Canela em pó (a gosto)

Modo de preparo:
Coloque numa panela o arroz, a água, os cravos e a canela e deixe no fogo baixo para cozinhar.
Quando estiver quase seco, acrescente o leite e deixe cozinhar por mais 4 minutos. Algumas receitas sugerem que o leite seja morno, eu fiz sem aquecer antes, usei o leite em temperatura ambiente.
Verifique se o arroz está no ponto, prove! Se você achar que não está bem cozido (muito macio), ou ficar na dúvida como eu, adicione mais meio copo de leite e deixe mais 3 minutinhos cozinhando no fogo baixo. Isso só pode ser feito antes de colocar o leite condensado.
Por último, acrescente o leite condensado mexa bem e desligue o fogo.
Transfira para um recipiente e polvilhe com canela em pó a gosto. Espere esfriar um pouco e coloque na geladeira para esfriar.


O seu arroz doce está pronto!!! Fácil, rápido e o melhor....cozinha organizada!!! Nem parece que a Valéria passou pela cozinha e preparou a sobremesa de hoje!!!
Bom final de semana e um abraço!
Valéria

quinta-feira, 24 de março de 2011

Arroz branco, preparando sem queimar o fundo da panela!!!

Nada melhor que um arroz soltinho e feito na hora. Prato básico, que combina com quase tudo. O grande problema é que preparar-lo não é nada fácil,  ou queima o fundo da panela ou fica super empapado... uma dificuldade para quem está iniciando na cozinha, como eu!
Dizem que com calma, paciência e um pouco de treinamento o arroz fica certinho, mas na verdade nunca consegui fazer um arroz sem queimar o fundo da panela. Por isso sempre cozinhava uma quantidade maior, porque o fundo acabava sempre no lixo.... um desperdício, eu sei, mas não conseguia acertar!!!
Usava todas as dicas básicas para preparar o arroz:
ü  Para o arroz não empapar, é proibido mexer na panela durante o cozimento com água.
ü  Para não errar faça uma xícara de arroz e utilize sempre o dobro de água para o cozimento.
A minha combinação de  1 copo de arroz x 2 de água + fogo baixo.... não dava certo!!!
Aqui na Itália descobri que pode preparar o arroz também de outro modo: como se fosse um macarrão. Isso mesmo, no final do preparo a regra é: escorrer o arroz!!! Basta prestar atenção com o tempo de preparo, que normalmente vem escrito a quantidade de minutos na caixinha.
Mas uma curiosidade italiana, aqui se cozinha o macarrão e o arroz com sal grosso!








Vamos a minha receita italiana de Arroz Branco sem queimar o fundinho....ahahahh!!!!
Pegue uma panela, encha de água e sal a gosto e coloque para ferver (água em grande quantidade, não pode secar).
Algumas pessoas lavam o arroz antes de cozinhar, outros não porque dissem que perdem os nutrientes, isso é uma decisão de cada um, por isso faça como preferir!
Depois que a água da panela ferver, acrescente o arroz, não importa a quantidade (1 ou 2 xícaras), a única coisa é que a água não pode secar. Se gosta de arroz bem temperadinho, acrescente meia cebola picada e meio tablete de caldo de legume.
Abaixe o fogo e espere sem mexer nos primeiros 10 minutos!!! O tempo de cozimento varia entre 12 e 18 minutos, depende do tipo de arroz e da quantidade,  o tempo indicativo vem escrito na embalagem, mas meu conselho é provar. Para não comprometer o resultado final precisa ter atenção, o ponto ideal é que seja al dente (quando os alimentos estão cozidos e continuam firmes, sem estar macio demais). Por isso nada de se pendurar ao telefone ou assistir TV .... lembre-se que tem panela no fogo!
Experimente o arroz para ver se está no ponto, do seu gosto. Desligue o fogo. Pegue a panela e jogue todo o conteúdo em um escorredor (pode ser o de macarrão). Deixe escorrendo por 2 minutinhos. Transfira para uma travessa e seu arroz está pronto para ser servido.








Prove cozinhar o arroz dessa maneira e me escreva contando.... viu como o preparo é super fácil e as chances de acertar são bem maiores???

terça-feira, 22 de março de 2011

Descomplicando as Medidas!!!!

O sucesso na cozinha depende muitas vezes das quantidades usadas de cada ingrediente e algumas receitas deixam dúvidas sobre as medidas, principalmente para nós que não temos muita habilidade em frente ao fogão!!!

Como por exemplo o tal do "sal a gosto"... depois de salgar quase tudo que tentava cozinhar, descobri que o ideal é começar com uma pequena porção de sal e ir provando ao longo do preparo.... Então fica a dica: em tudo que for preparar o que funciona mesmo é EXPERIMENTAR!!!!

Como as quantidades são importantes para o resultado final do nosso prato, vou preparar uma tabela de medidas. Mas adianto que a medida da xícara é igual do copo americano, 240 ml.

Agora vou ao mercado.... acabou até o açúcar!!!

Um abraço!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Que vontade de comer Feijão!!!!

Domingo, 06 de março, acordei morrendo de vontade de comer arroz, feijão, bife e batata frita!!! O meu primeiro pensamento foi descobrir quem pudesse cozinhar um bom feijão caseiro, mas moro na Itália, ou seja, liguei o computador e fui procurar uma receita básica.... era preocupada porque nunca fiz um feijão... enquanto tomava meu café da manhã, pensei em desistir, mas a vontade era enorme de comer um bom feijãozinho, também são seis meses sem um saboroso prato feito brasileiro!!!
Fiz minha listinha de compras, verifiquei os ingredientes necessários e sai às compras, inclusive precisava de uma panela de pressão.... encontrei uma loja em Milão que vende produtos brasileiros, a minha sorte! Para dizer a verdade, nunca reparei se aqui no supermercado tem feijão carioca para vender. Tudo pronto, ou melhor, tudo comprado... agora preciso cozinhar!!!! Foi responsabilidade do Matteo comprar a carne e preparar o bife!!!! A batata frita era congelada, feita no forno.... vale, não vale??? O arroz eu que fiz... mas a receita conto amanhã, posso adiantar que não empapa e nem queima o fundo da panela!
Voltando a receita. Separei todos os ingredientes, reli a receita 3 vezes para ter certeza, respirei fundo e comecei a preparar o meu primeiro feijão às 12:30... pensei que seria mais difícil, mas é realmente muito fácil!!!! E às 14:15 o almoço estava sendo servido!!!
Vamos aos Ingredientes:
ü  2 copos de feijão
ü  6 copos de água
ü  2 colheres de chá de alho picado
ü  1 colher cheia de sopa de cebola picada
ü  4 colher de sopa de óleo
ü  50 gr de bacon em cubinhos
ü  Sal a gosto

Modo de preparo:
Escolha o feijão (tire as impurezas). Para facilitar, espalhe sobre a mesa e jogue em uma vasilha somente os grãos bons, retirando pedrinhas e grãos murchos.
Lave bem com água e escorra.
Deixe o feijão de molho por 12 horas e troque a água novamente quando for colocar na panela para cozinhar. - Se não tiver tempo como eu, coloque a água para ferver, jogue o feijão, espere 10 minutos, desligue o fogo e deixei de molho em água quente por uma hora.
Agora que já passou uma hora.... enxague o feijão.
Coloque na panela de pressão o feijão e os 6 copos de água (a quantidade de água deve ser o triplo do feijão), tampar a panela de pressão e colocar no fogo alto, mas ATENÇÃO!!! Quando pegar pressão, é importante diminuir o fogo, deixar no fogo baixo e conte 30/35 minutos.
Desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão, para somente depois destampar.
O feijão só pode ser temperado depois de cozido!

Agora, como temperar o feijão:
Numa frigideira pequena, esquente o óleo e coloque o bacon picadinho para fritar até soltar a gordura, acrescente a cebola e o alho. Mexa até dourar.
Despeje esse tempero na panela e misture.
Para engrossar o caldo, coloque duas conchas de grãos de feijão sem caldo num prato e amasse com o garfo, coloque essa pasta de volta a panela e mexa. Acrescente sal a gosto. Deixe ferver sem pressão por 5 a 10 minutos para engrossar o caldo. Apague o fogo e o seu feijão está pronto para servir.
Dica se o feijão ficar salgado: coloque batatas (descascadas) para cozinhar junto ao feijão, irá absorver o excesso de sal.
Posso dizer que o meu almoço foi sensacional!!!! Estou super feliz com o resultado, principalmente por ter deixado a preguiça de lado e ser a minha primeira verdadeira receita!!! O tempero ficou delicioso... um sucesso!!! Resultado.... não sobrou nada para congelar e, o melhor, por causa desse feijãozinho de domingo.... veio a ideia do blog, essa foi só a primeira receita da Valéria na Cozinha e espero que tenham se divertido!!!
Lógico que a maioria já sabe fazer o básico e muita gente tem talento de sobra na cozinha, mas eu chego lá.... afinal é só seguir com atenção a receita, ter todos os ingredientes, conhecer tempo de preparo e se dedicar um pouquinho. Será que a cozinha não tem tanto segredo ou eu que tenho talento.... pode ser também sorte de iniciante!!! O que importa é que estou adorando descobrir a cozinha!!!!
Boa semana à todos e um enorme abraço,
Valéria

Valéria na Cozinha????

Quem me conhece deve estar pensando.... Valéria na Cozinha???? Não acredito! Tem qualquer coisa de errado.... não é possível!! Valéria escrevendo um blog de cozinha???!!!
Isso mesmo... resolvi aprender a cozinhar!!!
Cozinhar nunca foi o meu forte!!! Na verdade eu e a cozinha nunca nos entendemos muito bem..... e apesar de não levar muito jeito, resolvi “Descobrir a Cozinha”.... e o único objetivo do blog é dividir com vocês essa minha nova fase.... garanto que será divertidissimo!!!
Conheço bem as minhas capacidades culinárias (que são mínimas) e não quero ser uma cozinheira profissional (não posso nem pensar na hipótese), o que eu quero é APRENDER!!!! E também, porque não, ensinar (se posso usar essa palavra) algumas receitas facilíssimas para pessoas que como eu não possuem muita afinidade com as panelas.... porque se eu estou cozinhando, garanto que qualquer um pode iniciar!!!
Lógico que todas as minhas receitas serão simples, práticas e saborosas (espero atingir o quesito sabor!!!). No blog vou contar a minha aventura entre panelas, ingredientes, temperos, forno e fogão.... todas as receitas serão “arroz com feijão”. Falando em feijão.... essa será a primeira receita do blog.... fiz o primeiro feijão da minha vida na Itália!!! E daí veio a ideia de criar o blog “Valéria na Cozinha”!!!!
Para o blog ter um conteúdo interessante e para que eu consiga realmente aprender a cozinhar, além de determinação e entusiasmo, vou precisar da colaboração de vocês. Estou aceitando receitas com passo-a-passo e dicas essenciais para um principiante... porque não conheço absolutamente NADA e todo o tipo de sugestão será muito bem vinda.... principalmente como manter a cozinha organizada enquanto se cozinha!!! Eu sou um desastre.... faço uma bagunça enorme!!! Sou tão atrapalhada que quando termino parece que fiz uma festa para mil convidados e na verdade cozinho somente para o meu marido. Falando em marido.... estou um pouco aflita por ele, vai ter que experimentar as minhas receitas!!!! Apesar dele me incentivar com essa ideia, eu sei como fica agitado quando resolvo preparar o almoço do final de semana.... e agora vai ter que provar todos os meus pratos e de vez enquando salvar as minhas receitas... isso que é amor!!!
Espero ter sucesso.... e ao menos conseguir cozinhar o básico!!! E quem sabe um dia cozinho como a minha mamis e minhas tias, mas tenho minhas dúvidas...ahahahhh!!! Se eu, um dia, ensinar uma receitinha, já vou me dar por satisfeita!!!
Então....  chega de comida congelada, bolo de caixinha e torta pronta....  malas prontas, oppsss, cozinha pronta e muita coragem para a primeira receita??!!!
Bem Vindos ao blog  e.... bom apetite!!!
Valéria