Domingo, 06 de março, acordei morrendo de vontade de comer arroz, feijão, bife e batata frita!!! O meu primeiro pensamento foi descobrir quem pudesse cozinhar um bom feijão caseiro, mas moro na Itália, ou seja, liguei o computador e fui procurar uma receita básica.... era preocupada porque nunca fiz um feijão... enquanto tomava meu café da manhã, pensei em desistir, mas a vontade era enorme de comer um bom feijãozinho, também são seis meses sem um saboroso prato feito brasileiro!!! Fiz minha listinha de compras, verifiquei os ingredientes necessários e sai às compras, inclusive precisava de uma panela de pressão.... encontrei uma loja em Milão que vende produtos brasileiros, a minha sorte! Para dizer a verdade, nunca reparei se aqui no supermercado tem feijão carioca para vender. Tudo pronto, ou melhor, tudo comprado... agora preciso cozinhar!!!! Foi responsabilidade do Matteo comprar a carne e preparar o bife!!!! A batata frita era congelada, feita no forno.... vale, não vale??? O arroz eu que fiz... mas a receita conto amanhã, posso adiantar que não empapa e nem queima o fundo da panela!
Voltando a receita. Separei todos os ingredientes, reli a receita 3 vezes para ter certeza, respirei fundo e comecei a preparar o meu primeiro feijão às 12:30... pensei que seria mais difícil, mas é realmente muito fácil!!!! E às 14:15 o almoço estava sendo servido!!!
Vamos aos Ingredientes:
ü 2 copos de feijão
ü 6 copos de água
ü 2 colheres de chá de alho picado
ü 1 colher cheia de sopa de cebola picada
ü 4 colher de sopa de óleo
ü 50 gr de bacon em cubinhos
ü Sal a gosto
Modo de preparo:
Escolha o feijão (tire as impurezas). Para facilitar, espalhe sobre a mesa e jogue em uma vasilha somente os grãos bons, retirando pedrinhas e grãos murchos.
Lave bem com água e escorra.
Deixe o feijão de molho por 12 horas e troque a água novamente quando for colocar na panela para cozinhar. - Se não tiver tempo como eu, coloque a água para ferver, jogue o feijão, espere 10 minutos, desligue o fogo e deixei de molho em água quente por uma hora.
Agora que já passou uma hora.... enxague o feijão.
Coloque na panela de pressão o feijão e os 6 copos de água (a quantidade de água deve ser o triplo do feijão), tampar a panela de pressão e colocar no fogo alto, mas ATENÇÃO!!! Quando pegar pressão, é importante diminuir o fogo, deixar no fogo baixo e conte 30/35 minutos.
Desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão, para somente depois destampar.
O feijão só pode ser temperado depois de cozido!
Agora, como temperar o feijão:
Numa frigideira pequena, esquente o óleo e coloque o bacon picadinho para fritar até soltar a gordura, acrescente a cebola e o alho. Mexa até dourar.
Despeje esse tempero na panela e misture.
Para engrossar o caldo, coloque duas conchas de grãos de feijão sem caldo num prato e amasse com o garfo, coloque essa pasta de volta a panela e mexa. Acrescente sal a gosto. Deixe ferver sem pressão por 5 a 10 minutos para engrossar o caldo. Apague o fogo e o seu feijão está pronto para servir.
Dica se o feijão ficar salgado: coloque batatas (descascadas) para cozinhar junto ao feijão, irá absorver o excesso de sal.
Posso dizer que o meu almoço foi sensacional!!!! Estou super feliz com o resultado, principalmente por ter deixado a preguiça de lado e ser a minha primeira verdadeira receita!!! O tempero ficou delicioso... um sucesso!!! Resultado.... não sobrou nada para congelar e, o melhor, por causa desse feijãozinho de domingo.... veio a ideia do blog, essa foi só a primeira receita da Valéria na Cozinha e espero que tenham se divertido!!!
Lógico que a maioria já sabe fazer o básico e muita gente tem talento de sobra na cozinha, mas eu chego lá.... afinal é só seguir com atenção a receita, ter todos os ingredientes, conhecer tempo de preparo e se dedicar um pouquinho. Será que a cozinha não tem tanto segredo ou eu que tenho talento.... pode ser também sorte de iniciante!!! O que importa é que estou adorando descobrir a cozinha!!!!
Boa semana à todos e um enorme abraço,
Valéria