terça-feira, 1 de julho de 2014

Sopa de Cebola


Essa sopa tem um gostinho especial para mim.... Me faz lembrar Paris!!!! Foi onde experimentei pela primeira vez a tradicional e famosa Onion Soup francesa e me apaixonei!!!! 

É uma receita simples, apesar do tempo de preparo ser um pouco longo, vale a pena, é uma delicia!!!


Ingredientes:

10 cebolas marrons cortadas em fatias finas, julienne.
30g de manteiga
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de mostarda Dijon
2 litros de caldo de carne
300gr de queijo parmesão ralado
1 colher rasa de café de sal
1 xícara (250 ml) de água (opcional)

Modo de preparo

Numa panela grande, derreta a manteiga, coloque a cebola e o azeite, tampe e cozinhe em fogo baixo por 35/40 minutos, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia e dourada. Se ela começar a prender no fundo da panela, acrescente um pouquinho de água, raspando bem para não queimar. 

Adicione a farinha e cozinhe, mexendo sempre, por mais 3 minutos.


Agora, mexendo sempre, adicione a mostarda e o sal, aos poucos regue com o caldo de carne quente. Deixe ferver em fogo baixo por 20/25 minutos e reserve. Se necessário, acrescente uma xícara de água.

Coloque a sopa em tigelas cubra com queijo parmessão ralado e sirva com torradas ou pão francês. Se desejar pode gratinar a sopa em porções individuais antes de servir. Leve ao forno (pré-aquecido a 220C) por 10 minutos.


* O segredo para preparar esta sopa é dourar a cebola muito bem, até que elas tenham uma cor profunda de ouro, uma textura macia e um sabor doce.

Esta é uma sopa rica e é ideal servida como uma refeição. Como acompanhamento, minha sugestão é sanduíche de queijo ou bolinha de queijo.

Huuummmm!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário